Briefing Criativo





Saiba o que rolou na palestra de Briefing Criativo com Pedro Souza, Gerente de Planejamento da RC Comunicação. Veja o vídeo abaixo


Primeira agência em MG a abrir uma conta nacional, Caixa Econômica.
Alguns clientes: Clínica Origem, Recreio, Secretaria de Turismo, Mario Penna, Célia Souto, e vários outros. Confira tudo no site da RC Comunicação aqui.

Um pouco sobre o palestrante: Pedro Souza.
Formado na UFMG e Fundação Dom Cabral
Trabalhou na CRIA, Domínio, Guia e Giovanni Draft 
Atualmente é gerente de Planejamento na RC Comunicação

Nos planejamos todo o tempo, desde quando acordamos a quando vamos dormir. 
Na publicidade, não é muito diferente. Peguemos o exemplo da C&A e Forum, vendendo um mesmo produto: jeans. Na C&A, há a busca por preço. A própria loja reflete essa busca por preço e os splashs varejistas. A Forum também busca por preço, mas ao contrário da C&A, busca um refinamento maior na sua loja, etc.

Em agência, o planejamento funciona mais ou menos assim:
Temos escolhas, que devem ser embasadas em estudos. Tudo isso culmina em uma decisão, que será um direcionamento para as ações tomadas pela agência.

Conheça o Projeto Doe Palavras, desenvolvido pela RC, baseado em um job do Mario Penna. Clique aqui

Hoje em dia, tudo é mídia. Fazer publicidade é cada vez mais difícil, pois as pessoas estão cada vez mais descrentes da publicidade, uma vez que somos bombardeados a toda hora.

O planejamento é conseguirmos entender, imaginar e conversar. Contar histórias, de uma outra forma para meu público.

Planejar, na verdade, é entender, imaginar e conversar. Pensar a comunicação é pensar "fora da caixa". Nos envolvemos mais com as marcas pelas histórias que elas nos contam.
Clique e conheça o Case Heineken Real - Milan (em inglês)

Ou seja... tudo o que a gente faz deveria envolver uma boa história.
Não importa o formato, sempre dá pra contar uma boa história.
Contar histórias ajudar a pensar histórias.

O PLANEJAMENTO NA RC

- O briefing chegou e aí?
Esse briefing é do cliente e não seu. - Compilado de informações que deve ser fornecido pelo cliente, explicando a empresa, histórico de comunicações e ações.
Comunicação é inovação. Cuidado para não estar no last season.

- Procure informações sobre o cliente.
Acesse o Blog Mundo das marcas, recomendação do Pedro aqui

O Google é um ótimo ponto de partida para buscar informações. É uma pesquisa gratuita que se pode fazer, ver o que as pessoas estavam falando sobre uma marca.

- Estruture a sua metodologia.
Planejamento não tem uma fórmula mágica e cada caso é um caso.
Por isso, estruture. Converse com pessoas da área do cliente, profissionais experientes, é uma hora de troca.

- Converse mais
Fuja da rotina, busque conhecer seu cliente e converse com pessoas relacionadas ao tema.
Reúna parceiros - às vezes o trabalho requer pesquisas, etc e é você quem cuida disso. 

- Briefing criativo
Ele é um mini plano. O ideal é que ele seja produzido junto com o Atendimento e deve apresentar o direcionamento traçado. O documento, depois de ser passado pra Criação, deve ser repassado a todos os outros departamento.

- O que pode ser esse direcionamento?
Pode ser um tom de comunicação, um posicionamento, uma diretriz, uma estratégia ou uma ação.

Etapas do briefing criativo
- Diagnóstico
- Escolha do público alvo
- Escolher o papel da comunicação
- Insight
- Definição da mensagem
- Inspiração sobre canais (entendimento do consumidor, pensar se é a melhor forma)

Planejamento e criação devem estar perfeitamente alinhados, uma vez que o resultado será traduzido em uma peça, por que é ela que vai para as ruas.

Planejamento também é retórica. Saiba vender a sua ideia. Compre-a você mesmo e depois apresente-a adequadamente. É quando você tem que contar uma boa história.

As ações de planejamento também são ROI - Return on Investments, ou seja, elas devem dar retorno ao cliente.

Dicas de sites: Google Reader, Twitter, G1Update or DieAds of the WorldBrainstorm 9Trend WatchingCHMKTAlphen, PublitecaTED e 284 Blog 

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