Comunicando na Web

Confira como foi a palestra de Igor Mendes, diretor de Comunicação da FEJEMG e João Raia, membro da Criação e Marketing da CRIA UFMG Jr.

O QUE É COMUNICAÇÃO PARA WEB? 

Confira a como foi a palestra na íntegra


CONCEITO DE COMUNICAÇÃO:
- Comunicação vem do latim communis, comum, dando idéia de comunidade.
- O papel da comunicação é de transmissão de significados entre pessoas para a sua integração na organização social.
- Os homens têm necessidade de estar em constante relação com o mundo, e para isso usam a comunicação como mediadora na interação social, pois é compreensível enquanto código para todos que dela participam.
- A tendência predominante em alguns estudos da Antropologia é a de analisar a comunicação como veículo de transmissão de cultura ou como formador da bagagem cultural de cada indivíduo.
WEB:
- Do inglês, rede. Cada veículo midiático tem um suporte diferente
Características da Web: rapidez, dinamicidade, praticidade, efetividade, relacionamento e interação.


O que é conteúdo para Web?
TUDO. A Web tem espaço para tudo, justamente por ser uma rede de interações. Suas possibilidades de conteúdo são infinitas. Tudo pode ser produzido para a web ou ser adaptado para ela. Variação do que produzir para onde produzir.


Exemplos práticos

- Redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter, Youtube, Tumblr) - Produção de conteúdo x Repasse de conteúdo (O que é interessante, para quem? O conteúdo foi produzido exclusivamente para Web?)
- Blogs (CRIA Plano, blogs especializados. Ainda há espaço para blogs? O blog é o novo “jornal”?)
- Websites diferenciados, que proporcionam um novo tipo de interação com usuário
(Photocabine, Rainymood, LastFM, Coca-Cola Robot, 10x10, Site da Umbro, Perrier by Dita)

Quer fazer o download dos slides da apresentação? Só clicar aqui.

0 comentários:

Postar um comentário