O que o mercado espera

Confira como foi a palestra com Guilherme Araújo, diretor de Criação da RC Comunicação

Confira um trecho da palestra abaixo.




Saiba um pouco sobre a história do palestrante:
Guilherme Araújo, formado no Uni-BH, em 2003, e é Diretor de Criação da RC Comunicação.
- Fundou uma empresa G30, aos 18, para bancar o filho. Estagiava na DNA Comunicação.
- Mudou de agência assim que houve o estouro do Mensalão, para trabalhar na MPM Propaganda.
- Representante do Brasil no FIAP - Festival Ibero Americano de Publicidade
- Supervisor de Criação na JBIS.
- RC Comunicação

Quer saber um pouco mais sobre o que ele pensa, diz? Siga-o no Twitter: @garaujo

Como é composto o Departamento de Criação na RC Comunicação?
- Redatores, diretores de arte, designers, ilustrador, manipulador de imagens e profissionais digitais.

As agências de publicidade devem se adaptar às mudanças de mercado. Por isso, a RC entendeu a importância de contratar profissionais que se adaptassem à essa nova realidade para, ao mesmo tempo, inovar a empresa e manter a tradição de qualidade.


Conheça um pouco mais sobre a RC Comunicação no site. Clique aqui.


O NOVO PROFISSIONAL DE CRIAÇÃO - O que o mercado espera de um profissional de criação?

-Conhecer bem o cliente, seu negócio, mercado e público.
-Transformar ideias criativas em cases.
-Conhecer bem a maioria das tendências - referências culturais, na música, moda, cinema, etc.
-Trabalhar com múltiplas mídias e saber integrá-las. (Saber criar para variadas plataformas)-
-Nosso maior concorrente são as pessoas de casa, não a agência ao lado. Muitas pessoas criam em casa e são acessadas, sem vender marcas. Precisamos ser tão relevantes quanto e vendendo marcas
-Adaptar a comunicação entre mídias - as peças precisam conversar entre si
-Conviver com novas equipes de criação, formadas por profissionais de diversos níveis

COMO ARRANJO UM ESTAGIO NA CRIAÇÃO?

Com portfolio e não currículo.
Um portfolio precisa ter títulos bons. Imagens conceituais, estruturar textos. Pensar a não-mídia - a verba dos clientes está cada vez mais distribuída. Tem alto impacto e relevância. Peças digitais, com conceito e devem ser integradas.
Um conceito não pode ser uma frase feita. Deve ser um argumento muito forte.
Buscar melhorar sempre. Garra e persistencia: caracteristicas fundamentais para ser estagiário. Humildade e talento.

Alguns trabalhos da RC Comunicação bem interessantes, que podem ser conferidos no site:
Projeto Doe Palavras - Mario Penna (ganhador em Cannes na categoria Cyber)
Setur - Secretaria de Turismo de MG (O que você anda fazendo com a sua liberdade?) - dirigido por Conrado Almada
Shopping Boulevard
Rádio Guarani - Cacofonia (Ouça os mais velhos)

0 comentários:

Postar um comentário