Publicidade na TV

Confira como foi a palestra de Criação Publicitária para TV com Conrado Almada, co-fundador da Brokolis do Brasil.

Siga a Brokolis no Twitter @Brokolis
Quer conhecer um pouco mais do trabalho dele? Acesse o site da Brokolis aqui

Um pouco mais sobre o palestrante:
Conrado Almada, formado na PUC BH.
Durante a faculdade, abriu um estúdio de vídeo chamado Mosquito.
Após formar, começou como editor de vídeos e depois passou a dirigir.
Morou na Itália por 2 anos.

Alguns trabalhos interessantes do Conrado:

- Clipe do Skank, Noites de um verão qualquer. Técnica de Stop Motion
- Clipe Pato Fu - Não mais-  Ganhador do prêmio de Melhor edição no VMB 2003


- Mercantil do Brasil


- Clipe Jota Quest La Plata



O mercado está aberto pra quem quiser. Mas tem que correr muito atrás.
Todos tem camera - potencialmente, todos podem produzir vídeos, fotos. Bom por um lado, pois muita gente pode produzir, com um acesso que não se tinha antes. Por outro lado, o número de produções ruins se multiplica na mesma proporção.

Produzir vídeos é bem dificil. Como não é uma ciência exata ou biologica, seu trabalho é avaliado de forma muito subjetiva. No início, ninguem confia no seu trabalho  - e audiovisual demanda essa confiança.

Tem sempre aquela história da pessoa que "Mexe com comunicação", o que cria certas barreiras na vida profissional.

Pra produzir material a única forma é fazendo. É difícil, mas funciona. No campo do audiovisual, as possibilidades são infinitas, mesmo sem os recursos técnicos necessários. Você pode produzir formas alternativas desde que você esteja antenado.

As coisas são movidas a insegurança, principalmente no campo da publicidade. Você tem que saber vender a ideia pro seu cliente. Um dos momentos mais dramáticos é apresentar ao cliente - as suas promessas tem que se cumprir. Não se deve justificar muito o trabalho antes de apresentá-lo.

Começar a dizer não para trabalhos é fundamental. No inicio, deve-se pegar qualquer coisa. Mas depois de um tempo, esses trabalhos começam a te aprisionar. As pessoas querem ver e não saber onde você se formou, etc.

Mais um trabalho pro Skank



Fazer publicidade é uma super escola de cinema.
Antigamente, um diretor que havia passado pelas etapas: video arte, videoclipe, comercial, curtas, documentários, filmes e voltava era visto com maus olhos. Hoje em dia, há a possibilidade de fazer isso sem problemas.

Exemplo: Propaganda da Chanel dirigida por Martin Scorsese.


Fazendo publicidade
Cada momento é uma história nova.
Tem os trabalhos que você quer fazer e os trabalhos que aparecem e você tem que fazer - uma chance de crescer profissionalmente e abrir portas.

Na publicidade, você se expõe. O produto final é feito para ser visto - então, tem que saber lidar com críticas. A internet propicia um feedback imediato e muito bom,uma vez que na internet as pessoas nao aliviam e nao te conhece.

0 comentários:

Postar um comentário