Universo de pontos de contato...

Daniela Araújo, diretora de Mídia da RC Comunicação, falou sobre Mídias.
Quais são os desafios de planejar mídia onde tudo é mídia?

Um pouco sobre a palestrante
DanielaAraújo, gerente de mídia há 3 anos na RC Comunicação.

O que é mídia?
De uns 9 anos pra cá, tudo é mídia.
O mídia numa agência, é alocar o dinheiro do cliente na melhor forma possível nas mídias para ter o melhor investimento possível. Dentro de uma agência, há um trabalho em conjunto.
De um tempo pra cá, começaram a surgir um turbilhão de meios diferentes. Os planejadores ainda tinham poucas informações de ROI e, portanto, têm que estudar demais, pesquisar demais para que haja resultados eficientes no trabalho.

Tudo é mídia: outdoor, mídia indoor, escada rolante, vaso, cabine, tvs, metro, banheiro, caixas, etc... Além disso tudo, temos a mídia digital (social bookmarks, links patrocinados, mídias sociais,  blogs, portais, etc)

Praticamente todos os dias, cria-se uma mídia... Além dos meios tradicionais existirem no tradicional (offline), eles existem também online (dentro do meio digital), o que amplia nosso contato com os diferentes suportes.
O que mais pode ser mídia?

Mobile marketing - tudo o que está na internet, além de tudo, está no celular. Há uma grande tendência de crescimento nos próximos 3 anos.
Jogos que são mídia - Dengueville
Marketing Boca a Boca ou Tecla a Tecla - Se antes da internet, o poder do boca a boca ultrapassa barreiras, podendo atingir distâncias não previstas, imagine com a ajuda desta poderosa ferramenta.

Um parênteses sobre redes sociais
Uma empresa que não se relaciona no meio offline tem que tomar cuidado ao ir pro meio online. Se você não fazia isso antes, não faça agora ou então se adapte.
- Nossas redes sociais hoje funcionam porque já funcionavam no meio offline. O que mudou é a plataforma.
- As redes só funcionam porque a necessidade já existia

Tudo pode ser mídia. Ok e aí?
Como planejar, como escolher e como definir o melhor?

Relevância e adequação - quando cada ponto de contato (a palavra mídia limita muito à jornais, revistas, mídias tradicionais) com o consumidor consegue agregar alguma informação e relevância diferente na comunicação

5 pontos fundamentais para um bom planejamento de mídia
- Objetivo - As pessoas esquecem de perguntar qual o objetivo. Quando ele é esquecido, você se dará mal. O que você quer? Sem saber o objetivo, não dá pra planejar.

- Target / Gente - Antigamente, se planejava para Ambos sexos, AB, +25. Descobrimos que todos eram ambos AB 25+ e a comunicação era feita pra falar com todo mundo. E não dá... Deve-se conversar com cada um deles, descobrir quem é. Classe AB, 25+ Ambos os sexos é pouco. Target é GENTE (pessoas que andam, comem, falam, etc)
Mídia = Matemática + Psicologia. Não é uma disciplina exata.
Alguns índices de mídia: GRP - indice que mede se sua mídia programada é baixa, média, boa, alta. Número de inserções vezes o número do índice de audiência.
Um mídia é um analista em dois sentidos: de analisar números e cruzamentos, mas de analisar pessoas e comportamentos.

-  Pesquisa - Saber buscar o que se quer. O mídia é responsável por não largar na mão de ninguém. Ele mesmo fazer essa pesquisa e não deixar a mercê de outros departamentos e o Mídia ficará só com a execução do job. Livros, internet, softwares. A pesquisa serve para aprofundar, comparar, avaliar, certificar.

- Observação (pare e pense)

- Estratégia e Tática - Estratégia: análise de informação de todo o conteúdo que se tem para chegar a uma solução do problema. Tática é o como fazer.

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